FACTOR OU ÍNDICE DE PROTECÇÃO SOLAR (FPS)

A determinação do factor de protecção solar (F.P.S.) de um cosmético procura relacionar a quantidade de energia mínima de luz necessária para produzir meristema cutâneo numa pele protegida pelo cosmético com a quantidade de energia mínima de luz solar necessária para produzir idêntico eritema quando a pele não esta protegida.

Um dos processos mais utilizados para a determinação dos tempos necessários para se produzir eritemas cutâneos idênticos com e sem protecção.

Fórmula:                                    IPS=T1/T2
Em que

T1= tempo para o aparecimento do eritema quando protegido
T2= tempo para o aparecimento do eritema quando não protegido

Para haver eficácia de protecção solar é necessário que o valor desta relação seja superior a unidade, sendo essa eficácia tanto maior quanto maior for o I.P.S.

Assim, se o I.P.S. de um cosmético por exemplo igual a 3, um indivíduo que sofresse um eritema cutâneo solar após uma exposição de 15 minutos, apresentaria um eritema idêntico ao fim de 45 minutos caso tivesse aplicado previamente o referido cosmético.

Os métodos experimentais para a determinação do factor de protecção solar conduzem a resultados nem sempre concordantes, pois as condições são muito diversificados. Seria por isso mais lógico que os Cosmeticos solares fossem anunciados em termos de capacidade de protecção do que de terem a indicação do valor de índice de protecção solar.

Comentários

Mensagens populares