UNHA

As unhas são constituídas por queratina, uma proteína que não é mais do que um derivado de um ácido aminado: a cisteína. Certos tipo de carências, como a falta de zinco, ferro, oligoelementos e vitaminas A, B6 e E, podem significar uma fragilização destas pequenas lâminas Córneas. No entanto, o principal inimigo das unhas é a água, ou mais exactamente as variações de hidratação derivadas aos contactos repetidos com a água. Assim, a primeira medida para evitar as unhas quebradiças, estriadas ou fragilizadas é usar luvas nos trabalhos domésticos. Ao problema da água vem juntar-se o dos detergentes, compostos por elementos químicos agressivos.
As unhas, pela sua constituição natural têm uma forma elíptica; quer isto dizer,que os seus cantos aparecem curvados tanto na parte da raiz ou base, como na ponta. Mais a mais, a unha nem sequer é plana já a parte mais saliente dela esta no centro (perfil convexo) de forma que os laterais parecem querer rodear o dedo. Para os extremos denota-se uma ligeira submersão, tanto na base como na ponta. Isto facilmente se poderá observar, se colocar a unha sobre o plano dos olhos. Todavia, às vezes pode não ter perfil convexo, mas sim côncavo ou abobadado. Em relação à forma, que se poderá optar, as mais usuais são em forma quadrada, a redonda, a triangular e a ovolada. É importante que se tenha em conta a forma, para depois se tornar útil, quanto à maneira de as embelezar.

Existem quatro formatos de unhas possíveis

 

 
 
De todos os formatos o mais correcto é o quadrado. Porque é o formato que a limagem nos lados da unha é feita sempre a direito. Sendo assim toda a unha fica com base. O formato menos adequado é o bicudo, porque para se dar a forma de bico tem que se limar a unha abaixo da polpa do dedo. Assim a unha fica sem base e parte facilmente.
 

Comentários

Mensagens populares