A HISTORIA DA ESTÉTICA QUE NOS ACOMPANHAM AOS DIAS DE HOJE

As origens da estética remontam lá trás...Há muitos milhares de anos. As primeiras referências qiue encontramos sobre esta profissão remontam à pré-história, ao Egipto, onde diversas cidades aparecem citadas como verdadeiros centros comerciais de cosmética, nomeadamente Tebas, Luxor, Hliópiolis e Edfu. Os primeiros profissionais de estética enquanto tal aparecem, todavia, um pouco mais tarde, na Palestina, com o povo Israelita. É também em Arenas que surgem os primeiros estabelecimentos para venda exclusiva de cosméticos, que era aplicados por escravos ou empregados especializados, mas é em Roma que a cosmética se consolida definitivamente.

No século XIX, inicia-se finalmente a industrialização da cosmética e a publicidade ganha uma importância crescente e a imagem começa a assumir um papel prepoderante. O mercado é invadido por uma grande quantidade de produtos. Aparecem os cremes com garantia industrial e utiliza-se uma grande variedade de vinagres, leites, sabões, óleos, essências, águas de colónia, perfumes e produtos de maquilhagem à base de corantes vegetais e minerais. Ao longo deste século, tem sido grande a evolução da cosmética e da estética. A mulher emancipou-se e apareceram produtos verdadeiramente revolucionários. Equipas de investigação, em todo o mundo, dedicam-se exclusivamente, ao estudo da pele e à pesquisa de novos princípios activos para enriquecerem as fórmulas dos cosméticos. Surgiram as tintas, as lacas e as permanentes para o cabelo. Apareceram os vernizes com cor para as unhas.
A actividade estética é cada vez mais especializada e os consumidores são a cada dia mais exigentes. Ãnualmente são gastos milhares de euros em investigação tecnológica de novos e mais eficazes equipamentos. Por tudo isto a profissional de estética tem hoje ao seu dispor uma infinidade de métodos capazes de a ajudar a prestar um serviço de enorme qualidade, que proporciona resultados visíveis em muito menos tempo.

Comentários

Mensagens populares